DO•HA
DO•HA

Trends for business

DICAS E TENDÊNCIAS PARA A SUA BELEZA

DO•HA - Blog

GESTÃO

DO•HA - Blog

Por Camila Couto
11.05.2021

DO•HA - Blog

Por Camila Couto
11.05.2021

Aprenda a fazer uma planilha de lucro eficiente e simples

Com a planilha de lucro correta você consegue identificar qual o seu maior gasto para a venda do produto ou do serviço e investir melhor seu dinheiro.

DO•HA - Blog

Para ter uma distribuidora de cosméticos lucrativa, o primeiro passo é realizar o controle das vendas e dos lucros corretamente. Assim você consegue identificar qual o seu maior gasto para a venda do produto ou do serviço.


Com o controle de gastos e entendendo qual o real lucro do seu negócio você vai conseguir investir corretamente seu dinheiro. Deste modo, você alcançará um lucro ainda maior.


Por que é importante fazer o controle de vendas e lucros?         

 

O controle de vendas garante uma maior segurança, saúde financeira e gestão dos rendimentos da sua empresa. Além disso, você consegue estabelecer metas e quantias para possíveis investimentos na sua distribuidora de cosméticos.

 

Como fazer o controle de vendas e lucros?

 

O controle de vendas pode ser feito de diversas maneiras, mas as mais recomendadas são: o sistema ou a planilha.

 

- Sistema

 

O sistema faz a computação de todas as vendas realizadas na sua distribuidora de cosméticos. Utilizando informações como: cadastro do cliente, valor de custo, data da compra, forma de pagamento, produto comprado.

 

Geralmente, esses dados ficam armazenados no sistema e em uma futura compra, o cadastro não precisa ser feito novamente, ele apenas aplica os dados já cadastrados e contabiliza a nova aquisição.

 

- Planilha

 

A planilha é uma ótima opção se você não tem a possibilidade de utilizar um sistema automatizado. Porém, para que ela funcione como esperado é necessário fazer a atualização com atenção e organização.

 

Os campos que são necessários ter na sua tabela são: Data, endereço, produto, itens, valor dos itens, valor total da compra, valor de custo de cada item e forma de pagamento.

 

Em ambos os casos (sistema e planilha) é necessário saber o custo de produção de cada produto vendido no seu estabelecimento, para ter exatidão no resultado final. Isso inclui a somar de todas as suas contas fixas como: aluguel, energia, água, internet, sistema (caso utilize), gasolina, transporte, salário dos funcionários, impostos e demais despesas que venha a ter.


Aprenda a fazer uma planilha de lucro eficiente e simples - DOHA Professional


Como fazer uma planilha de lucro simples e eficiente?

 

Para te auxiliar no controle de vendas e lucros, vamos te ensinar a montar uma planilha simples e eficaz no Excel. Confira:

 

1 - Cabeçalho

O cabeçalho é importante para a estruturação da planilha, as informações básicas que precisam conter na planilha são: data, número da nota fiscal, item vendido, valor líquido, valor de custo, valor total, condição de pagamento (à vista ou a prazo), desconto (%), valor líquido, nome do vendedor e percentual de comissão (se houver).

 

2 - Colunas

Formate cada uma das colunas com o formato necessário, para você não repetir o processo toda vez que você for inserir os dados. Para isso, clique no nome da coluna com o botão direito e escolha “Formatar -> Número” e a opção desejada. Por exemplo, a coluna “Valor Líquido” como moeda e a coluna “Nota” como número.


3 - Colunas com Cores

Coloque cores nas colunas, pois isso facilita a inserção de dados, evitando os erros de digitação. Com as colunas formatadas de forma diferente, facilita ainda mais a identificação de eventuais erros. Para uma melhor visualização, centralize a primeira linha em todas as colunas da planilha.

 

4 - Fórmula SOMASE

Para estabelecer o total de vendas, total de valor líquido e o total de comissões, na última linha da planilha, você precisa escolher a função SOMASE para cada uma dessas colunas e selecionar todas as linhas acima dela para buscar os valores.

 

Com a função SOMASE, é possível criar uma fórmula que faça os cálculos automaticamente. Para isso, vamos usar a função SE estabelecendo a condição de que, se a venda for à vista, e nenhum desconto ou Zero, se a venda for a prazo. Basta fazer a fórmula em uma célula da coluna e copiar para todas as outras da mesma coluna.

 

5 - Valor Líquido com Desconto

Para encontrar o valor líquido, descontando o valor do desconto, escreva na coluna "Valor Líquido" a fórmula: =(selecione célula do valor da venda)*(valor da desconto).

 

Caso haja necessidade, adicione mais colunas e consequentemente mais funções, para sempre ter o valor exato que resultará de lucro no final do mês.

 

Para Finalizar

 

Todo final de mês, analise a planilha para entender o que pode ser mudado e/ou mantido. Assim, no próximo mês você vai conseguir estabelecer quanto de receita você precisa alcançar para fechar o mês com tudo em dia.

 

Após isso, você vai conseguir aplicar o controle de vendas e lucros na sua distribuidora de cosméticos com mais facilidade.

 

Agora que você sabe como organizar seu negócio, não perca tempo e comece lucrar mais com pequenos passos.

Autor

DO•HA - Blog

Camila Couto

Jornalista com experiência em redação online e rádio. Redatora da DO•HA Professional.

Outros posts feitos por Camila Couto
Posts Relacionados
DO•HA

Fique por dentro das nossas novidades!