DO•HA
DO•HA

Trends for business

DICAS E TENDÊNCIAS PARA A SUA BELEZA

DO•HA - Blog

GESTÃO

DO•HA - Blog

Por Camila Couto
05.02.2021

DO•HA - Blog

Por Camila Couto
05.02.2021

Como montar um treinamento comercial de sucesso

Descubra como realizar o treinamento perfeito para ter uma equipe comercial pronta para gerar lucro.

DO•HA - Blog

Um bom treinamento de vendas para a equipe comercial é essencial para o sucesso empreendimento. Mas há uma grande chance de você já ter participado de palestras e cursos incríveis e sentiu que não aprendeu nada que realmente ajudasse na sua função.

 

Infelizmente, não é difícil isso acontecer, pois mesmo o treinamento contando com um palestrante muito bom, pode não ser o que os colaboradores precisam naquele momento.

 

Por isso, antes de contratar um palestrante ou escolher o tema do curso é necessário ter um bom planejamento e entender as necessidades da equipe. Assim, você conseguirá montar um treinamento que trará os resultados que deseja para o seu setor.

 

Pensado em como te ajudar a desenvolver o melhor treinamento para a sua equipe de vendas, separamos algumas etapas e sugestões para você preparar seus colaboradores para o mercado comercial.

 

Como montar um treinamento comercial de sucesso - DOHA Professional

 

Como montar um treinamento de vendas?

 

·      Defina o Tema

O primeiro passo é identificar as habilidades que sua equipe precisa melhorar para realizar boas vendas. Como fazer isso? Defina quais as competências que sua equipe necessita para desempenhar bem seu papel, para isso você precisa listar o que é necessário saber para exercer aquela função. Por exemplo, para o meu colaborador prospectar um cliente, é preciso:

 

-Saber como manter um bom diálogo com o cliente.

-Entender de técnicas de negociação.

-Saber enviar e-mails.

-Saber mexer em programas de CRM.

-Conhecer profundamente o produto ou serviço que está vendendo e quais problemas ele resolve.

-Conhecer táticas para realizar boas vendas.

 

Com base nessas necessidades você busca palestrantes e profissionais que são especialistas no assunto para treinar seus colaboradores e também define quais os conteúdos que possuem prioridade.

 

A participação de todos os colaboradores do setor é muito importante para que todos tenham o mesmo ensinamento e o mesmo foco, mesmo que alguns deles já saibam o assunto ou já tenham feito um treinamento parecido. Sempre é possível aprender algo novo.

 

Outro ponto importante é perguntar quais assuntos sua equipe tem dúvidas ou que gostariam de aprender para poder melhorar o desempenho do serviço, ouvir seus colaboradores é essencial nesse momento.

 

·      Entenda e defina quanto tempo será utilizado

O tempo que será utilizado para realizar o treinamento vai depender do objetivo e da quantidade de conteúdo a ser ministrado. Assim, você poderá calcular quanto tempo seus colaboradores podem separar para o treinamento sem prejudicar o desempenho no serviço.

 

O treinamento pode durar:

-Algumas horas em um dia.

-Várias aulas por alguns dias.

-Palestras por uma semana.

-Palestras por algumas horas por dia durante uma semana.

-Um final de semana em um hotel fazenda ou em um hotel à beira mar.

 

Como montar um treinamento comercial de sucesso - DOHA Professional

 

·      Escolha o formato do treinamento

Há diversos formatos de treinamentos de vendas, começando por presencial e online. O online é muito bom pois o colaborador pode fazer de onde ele estiver, na hora e local que desejar (caso seja gravado). Porém, tira a possibilidade de realizar um networking entre as pessoas e a interação entre colegas de trabalho.

O presencial pode ter um pouco mais de gastos e burocracias, porém pode unir ainda mais a equipe e gerar uma dinâmica de grupo melhor.

 

Confira alguns dos possíveis formatos para realizar o treinamento da sua equipe:

 

- Aulas presenciais

- Palestras

- Aulas on-line ao vivo

- Cursos online gravados com exercícios e outros materiais

- Dinâmicas de grupo

- Debates

 

·      Escolha o palestrante

O ideal é buscar instrutores que dominam o tema e consegue transmitir o conteúdo de uma forma efetiva. Se necessário, pessoas capacitadas da própria empresa podem realizar o treinamento.

 

·      Treine novos colaboradores

Após a contratação de um novo vendedor, é essencial iniciar o processo de treinamento, que irá orientar o novo colaborador apresentando a rotina da empresa e as normas adotadas pelo setor comercial.

 

Esse primeiro momento é importante para o novo colaborador entender tudo sobre a empresa, o setor comercial, o produto ou serviço oferecido e o cliente. A partir disso, ele poderá receber novos treinamentos para aprimorar suas competências auxiliando no desempenho da sua função.

 

Se você seguir esses passos na hora de montar o treinamento do seu setor de vendas, vocês terá profissionais capacitados para gerar boas vendas.

Autor

DO•HA - Blog

Camila Couto

Jornalista com experiência em redação online e rádio. Redatora da DO•HA Professional.

Outros posts feitos por Camila Couto
Posts Relacionados
DO•HA

Fique por dentro das nossas novidades!