DO•HA
DO•HA

Trends for business

DICAS E TENDÊNCIAS PARA A SUA BELEZA

DO•HA - Blog

VENDAS

DO•HA - Blog

Por Camila Couto
09.12.2020

DO•HA - Blog

Por Camila Couto
09.12.2020

Como realizar uma prospecção de bons clientes?

Entenda o que é a prospecção de clientes e como conquistar bons clientes por meio dessa estratégia.

DO•HA - Blog

Para o sucesso do seu empreendimento a equipe de vendas precisa estar bem organizada e todos precisam ter em mente um objetivo: prospecção de bons clientes. Conquistar um bom cliente é necessário entender profundamente o produto ou serviço que vende e seu público-alvo.

 

Para você entender melhor o que é e como ter um excelente desempenho na hora de prospectar clientes. Lembrando que é mais importante ter um cliente com o perfil certo do que cem contatos desqualificados. Invista em qualidade, não em quantidade. Assim, seu negócio terá clientes fiéis que podem voltar a comprar mais vezes e realizar indicação para conhecidos, gerando mais vendas e aumentando os lucros.

 

O que é Prospecção de Clientes?

 

A prospecção de clientes é uma estratégia com o objetivo de aproximar seu empreendimento do seu público-alvo, realizar sondagens, preparar uma boa abordagem e fazer o contato de forma a introduzir o consumidor em seu funil de vendas.

 

Para essa ação ter 100% de êxito é preciso alguns passos, como:

- Entenda o que seu produto/serviço oferece.

- Defina seu público-alvo e sua persona.

- Análise quais seus problemas que precisam de solução.

- Entenda como seu produto auxilia a persona.

- Entenda e melhorar o caminho o cliente percorre para chegar até seu produto/serviço.

- Realize um excelente pós-venda.

- Promova remarketing, para que seu cliente volte.

 

Esse passo-a-passo, geralmente, é realizado junto com o setor de marketing da empresa. Pois, o marketing vai estruturar quem é o público-alvo e a persona e quais os problemas deles, realizar pesquisas sobre o público, gerar propagandas e conteúdos que atraiam o público correto, entre outras ações.

 

Como a prospecção é o primeiro contato que a área comercial realiza com o cliente é necessário manter a equipe preparada. Quer conhecer algumas dicas para prospectar bons clientes? Leia esse post blog até o final.

 

Por que é importante prospectar clientes?

 

Como dito anteriormente, a prospecção é o primeiro contato com o cliente e como diz o ditado “a primeira impressão é a que fica”. O setor comercial ao prospectar está aproximando a marca do cliente, realizando uma divulgação a mais.

 

Essa técnica pode ter suas dificuldades, porém vale muito. Pois uma ponte que é construída hoje, pode ser um excelente negócio amanhã.

 

Confira algumas dicas para realizar uma boa prospecção de clientes.

 

5 dicas para prospectar bons clientes

 

- Conheça o seu cliente

 

Estudar e entender o cliente e suas necessidades é essencial para acertar desde a primeira reunião. Isso não envolve você apenas saber quem é seu público-alvo, antes de entrar em contato pela primeira vez pesquise quem é aquela pessoa, marca, salão de beleza, distribuidora com que você vai conversar ou mandar um e-mail.

 

- Tenha foco

 

Prepara conteúdos relevantes para o cliente nos e-mails, material de divulgação e newsletters. Mostre para ele que você entende o que ele faz e por que ele precisa do seu produto ou serviço.

 

- Tenha frequência

 

Mantenha o contato com o cliente sempre que puder, porém sem ser insistente. Envie e-mails com conteúdos interessantes para a área do cliente e lembre-se de pesquisar qual o melhor dia para você enviar esse conteúdo. Após entrar em contato por e-mail ou telefonema, realize uma reunião presencial para apresentar melhor seu produto/serviço.

 

- Demonstre postura e vá bem vestido (a)

 

Seja sempre educado e demonstre respeito pela pessoa e pela empresa. Em nenhum momento pressione o cliente a tomar decisões ou concordar com você. Ouça sempre os feedbacks de forma gentil e aja de forma assertiva. Você não precisa ir vestido com roupas de gala, porém usar roupas limpas e cheirosas é essencial.

 

- Ofereça soluções e não produtos

 

Produtos e serviços todos vão oferecer para os clientes, o seu diferencia deve ser mostrar para ele que você conhece verdadeiramente os problemas dele e pode ajudá-lo. Por isso, você deve deixar evidente que ele estará adquirindo uma solução e não apenas mais um produto.

 

Invista em uma boa prospecção e você terá mais clientes fiéis que te trarão um bom lucro no futuro.

Autor

DO•HA - Blog

Camila Couto

Jornalista com experiência em redação online e rádio. Redatora da DO•HA Professional.

Outros posts feitos por Camila Couto
DO•HA

Fique por dentro das nossas novidades!