DO•HA
DO•HA

Trends for business

DICAS E TENDÊNCIAS PARA A SUA BELEZA

DO•HA - Blog

GESTÃO

DO•HA - Blog

Por João Pedro Barros
11.06.2021

DO•HA - Blog

Por João Pedro Barros
11.06.2021

Descubra como definir metas de vendas reais

Entenda como realizar boas práticas para estipular metas de vendas com seus vendedores

DO•HA - Blog

Definir metas de vendas é fundamental para atingir o sucesso da sua distribuidora. No âmbito operacional a equipe comercial estará sempre motivada, já em termos mais estratégicos, permite planejamento de médio e longo prazo para que você possa acompanhar a viabilidade da expansão do seu negócio.

 

Conheça agora os pilares a serem levados em consideração na construção dessas metas:

 

- Observe o mercado de distribuição

Estar por dentro do seu mercado de atuação é o passo inicial para estabelecer as futuras metas. É importante que você saiba qual é o percentual de crescimento do segmento de mercado no qual a sua empresa está inserida e qual a previsão de expansão para o próximo ano.

Essas informações podem ser encontradas em associações de classe e até por meio de uma pesquisa na internet, principalmente quando se trata de empresas da sua região. Com esses dados, você deve analisar qual o percentual do mercado que detém no momento e quanto sua empresa cresceu nos últimos anos

 

- Acompanhe seus investimentos

Com o passar dos dias, o mercado comercial fica mais exigente. É necessário sempre considerar novas possibilidades para o seu negócio e estipular a criatividade dos vendedores.

Uma dica útil para colocar em prática: expanda sua presença de acordo com as necessidades dos clientes. Busque soluções que contemplem o maior número de soluções para atender às necessidades do seu público consumidor, garantindo credibilidade para o seu negócio e comodidade aos compradores. Avalie cada investimento realizado e os resultados obtidos. Se um investimento compensar, é nele em que você deve concentrar sua atenção.

 

- Avalie suas vendas e entregas

Ao definir metas, você deve considerar a produtividade da equipe de vendas e da equipe de entrega. Com base nos funcionários que fazem parte destas equipes atualmente, análise quantos produtos sua distribuidora pode entregar e com o prazo combinado. É importante verificar também o número de vendas concluídas com base no número de clientes potenciais, por exemplo: se quatro clientes escolhem sua empresa e estão interessados em seus produtos, tente descobrir quantas dessas pessoas concluíram a transação e por que os outros não finalizaram tal ação.

Vale ressaltar uma atenção ao estoque, com taxa de giro e prazo médio, pois essas informações também podem apontar lacunas que precisam ser preenchidas.

 

- Defina seu planejamento de crescimento

Estipular metas de crescimento é uma forma eficiente de obter dados conclusivos que ajudam na avaliação mensal do que você tem feito e a planejar o que se deve fazer. Lembrando que as metas devem ser específicas e mensuráveis. Estabeleça: “devemos crescer 25% no mercado durante o próximo ano”. Com esse índice, você poderá calcular quanto precisará vender por mês para atingir sua meta!    

 

Como calcular:

Calcule sempre o crescimento das vendas nos últimos meses e anos, se a sua empresa já está no mercado há algum tempo. Ou se você tem um novo negócio, deve fazer então uma análise histórica para acompanhar o desenvolvimento.

Autor

DO•HA - Blog

João Pedro Barros

Jornalista e Social Media atuando na equipe de Marketing da DO•HA Professional

Outros posts feitos por João Pedro Barros
Posts Relacionados
DO•HA

Fique por dentro das nossas novidades!