DO•HA
DO•HA

Trends for business

DICAS E TENDÊNCIAS PARA A SUA BELEZA

DO•HA - Blog

GESTÃO

DO•HA - Blog

Por João Pedro Barros
13.09.2021

DO•HA - Blog

Por João Pedro Barros
13.09.2021

Entenda o que é a Pesquisa de Mercado

Descubra como escolher o tipo de pesquisa ideal para o seu negócio e como evoluir no mercado.

DO•HA - Blog

Mesmo sendo possível utilizar de ferramentas online para adquirir dados e informações relevantes para o nosso mercado, é importante relembrar a importância de algumas táticas clássicas que sempre vão garantir um grau de certeza em suas buscas.


Estou falando das pesquisas e análises de mercado, que são uma alternativa eficaz e precisa para compreender o comportamento do seu negócio, além de permitir diminuir erros em ações que são comandadas diretamente por você empreendedor, juntamente com sua equipe.

 

Afinal, o que é Pesquisa de Mercado?

 

Podemos definir a pesquisa de mercado como uma forma de entender a verdade e a realidade de um mercado, com o objetivo de aumentar a certeza nas ações tomadas em um negócio.


Coletando informações e filtrando as mais importantes, é possível garantir dados que vão auxiliar sua empresa a se direcionar no caminho certo ao sucesso e aos seus objetivos como empreendedor.


Esses dados coletados podem variar, desde características e hábitos comportamentais dos clientes, até o levantamento de informações de diferentes setores de empresas concorrentes a sua.


É possível dividir a pesquisa em duas formas:


- Pesquisa Primária: feita pela própria empresa ou algum funcionário contratado

- Pesquisa Secundária: feita por terceiros (profissionais e agencias especializadas em marketing)

 

Como é feito uma Pesquisa de Mercado?


Questionários são a forma clássica para realizar uma pesquisa de mercado eficiente, podendo ser respondido através de formulários virtuais.


É importante frisar que para esse estudo é necessário seguir alguns passos básicos como:


- Objetivo: o que pretende descobrir e otimizar em seu negócio

- Público-alvo: quem vai responder

- Roteiro: definição e produção das perguntas

- Amostragem: quantas pessoas vão participar

- Aplicação: levantamento de dados através da realização da pesquisa

- Análise: resultados e estatísticas adquiridos com as respostas


Vale ressaltar que o uso de ferramentas e técnicas do marketing digital e inbound marketing também são extremamente eficazes para fornecer dados ainda mais completos para a pesquisa.


Por que fazer uma pesquisa?

 

Encare todo esse estudo e tempo dedicado às pesquisas como um investimento para o seu negócio, afinal, basear-se apenas na concorrência não é a solução para transformar um empreendimento lucrativo.



Lembre-se: toda informação é útil! Quanto mais dados você conseguir coletar através das respostas da sua pesquisa, melhor para desenvolver futuros planejamentos e ações da sua empresa. A grande concorrência do mercado se faz necessário entender o ambiente em que sua distribuidora/empreendimento está inserida.

 

Podemos citar os principais benefícios de uma pesquisa de mercado:


- Verificar a disponibilidade de um empreendimento em específico

- Experimentar novos serviços, produtos e ações

- Inovar em novos segmentos e nichos

- Levantar dados estratégicos

- Melhorar os processos internos do negócio

- Elaborar estratégias inéditas para enfrentar a concorrência


Quais são os tipos de pesquisa de mercado?

 

O objetivo da pesquisa pode definir o perfil do público que virá a ser entrevistado, o método abordado e o estudo específico que será aplicado.

 

- Hábitos de consumo: Tem como foco o público de uma marca, geralmente é a melhor opção para se conhecer a fundo os clientes da sua empresa seguindo os dados de consumo obtidos.

 

- Força de marca: O foco aqui é a sua marca! O objetivo é conseguir medir a atenção que a sua empresa presta em relação aos concorrentes e assim descobrir os pontos positivos e negativos nas ações trabalhadas.



- Satisfação dos clientes: Manter os ouvidos ligados ao seu público é fundamental, pois são eles que consomem o seu produto e que mantém a sua permanência no mercado. Essa pesquisa voltada a opinião do público em relação aos seus serviços pode ser vista como um feedback que deve ser feito periodicamente!

 

- Satisfação dos colaboradores: Assim como os clientes, os colaboradores também são essenciais para o bom funcionamento da sua empresa, sendo assim, esse é um tipo de pesquisa interna que é feita com os investidores da sua companhia.

 

Todas essas opções de pesquisas são úteis e podem ser a chave para o seu negócio decolar, mas antes disso, sempre abra os olhos para a sua equipe e avalie junto a eles o posicionamento da empresa no mercado e onde vocês planejam chegar.

Autor

DO•HA - Blog

João Pedro Barros

Jornalista e Social Media atuando na equipe de Marketing da DO•HA Professional

Outros posts feitos por João Pedro Barros
Posts Relacionados
DO•HA

Fique por dentro das nossas novidades!