DO•HA
DO•HA

Trends for salon

DICAS E TENDÊNCIAS PARA A SUA BELEZA

DO•HA - Blog

GESTÃO E MARKETING

DO•HA - Blog

Por Camila Couto
26.05.2021

DO•HA - Blog

Por Camila Couto
26.05.2021

Como reduzir a inadimplência no seu salão de beleza?

Não adianta estar com a agenda cheia se os seus clientes não te pagam. Entenda como acabar com a inadimplência no seu salão de beleza.

DO•HA - Blog

O fluxo de caixa é essencial para um salão de beleza ter sucesso, mas alguns imprevistos podem interferir nos planos de gestão. Um desses imprevistos é a inadimplência dos clientes. Essa é uma prática que gera prejuízo para os empreendimentos e ameaça a saúde fiscal da empresa.


Não adianta estar com a agenda cheia se os seus clientes não te pagam. Oferecer formas flexíveis de pagamento é um dos grandes diferenciais que os cabeleireiros podem ter. Porém, o pagamento “fiado” não é uma opção se você não quer ter dor de cabeça na hora de administrar o seu salão de beleza.


Por que a inadimplência prejudica o salão de beleza?

A inadimplência é prejudicial para qualquer empreendimento, pois há a saída de bens e serviços e não há o retorno desses valores (por meio dos pagamentos devidos) pelos clientes, sendo um prejuízo para o cabeleireiro.


No caso dos salões de beleza, a inadimplência é ainda mais prejudicial, pois esse tipo de negócio se relaciona diretamente com o público final e precisa de um fluxo de caixa otimizado investir todos os dias em produtos e novos tratamentos estéticos. Se não há um capital, o financeiro pode enfrentar problemas para pagar os produtos e as contas fixas, como luz, água, internet, entre outros.

Confira 5 dicas de como reduzir a inadimplência no seu salão:


1 - Organização

Faça um levantamento de quanto você tem para receber e tenha um sistema de cobrança. Caso você tenha devedores, ofereça um prazo para a dívida ser quitada e não faca novos serviços para esse cliente enquanto a divida não for sanada. Mas para isso tenha uma conversa com o cliente explicando a situação e colocando um prazo que seja bom tanto para o cliente quanto para você.

 

2 – Não dê espaço para o “fiado”

Deixe claro que você aceita apenas pagamentos à vista (dinheiro ou pix) ou em cartões de débito e crédito, evite oferecer formas sem garantias como cheques. Uma tática é mostrar ao cliente que ele tem benefícios com essas formas de pagamento. Por exemplo: ofereça descontos especiais para pagamentos à vista.

 

3 - Tecnologia ao seu favor

Utilize a tecnologia para organizar as tarefas. Existem plataformas específicas para salões de beleza que gerenciam a agenda de clientes, pagamentos e muito mais. Mas caso você não queira utilizar um sistema que pode ser mais complexo, opte por uma planilha simples no Excel.

 

4 - Bom atendimento

Promova um bom atendimento para os clientes. Pois consumidores satisfeitos querem manter um bom relacionamento com o salão de beleza e tendem a honrar seus compromissos para não colocar em risco essa boa relação.

 

5 - Boa gestão

Uma gestão qualificada e informatizada é sinônimo de sucesso para o salão de beleza. Por isso, é essencial que você se mantenha atualizada com o setor administrativo, caso você administre seu próprio salão faço cursos rápidos de administração de empresa para entender como cuidar melhor do se empreendimento.

 

Gostou de saber melhor como reduzir a inadimplência do seu salão de beleza? Então, continue acompanhando nossos posts e nossas redes sociais para mais dicas.

Autor

DO•HA - Blog

Camila Couto

Jornalista com experiência em redação online e rádio. Redatora da DO•HA Professional.

Outros posts feitos por Camila Couto
Posts Relacionados
DO•HA

Fique por dentro das nossas novidades!