DO•HA
DO•HA

Trends for you

DICAS E TENDÊNCIAS PARA A SUA BELEZA

DO•HA - Blog

DICAS DE CABELOS

DO•HA - Blog

Por Camila Couto
17.02.2021

DO•HA - Blog

Por Camila Couto
17.02.2021

Por que é importante usar produtos com proteção UV nos cabelos?

Entenda como a proteção UV auxilia seus cabelos na praia e piscina, aproveite e descubra qual a diferença entre raios UVA e UVB.

DO•HA - Blog

Passar algumas horas no sol à beira mar ou na piscina é maravilhoso, porém os perigos dos raios solares não podem ser esquecidos. Mas você sabia que além de prejudicar a pele os raios UV também podem fazer mal para os cabelos? Os raios UVA e UVB podem causar inúmeros danos aos cabelos após ficarem um longo período exposto ao sol.

 

Pensando nisso, reuni tudo o que você precisa saber para proteger os cabelos dos raios UV e aproveitar o verão com saúde e beleza. Confira:

 

O que é raios UVA e UVB?

 
·      UVA

A radiação UVA está em todos os lugares e momentos, até mesmo nos dias chuvosos e nublados. Ela é responsável por 95% dos raios solares que não apenas atingem nossa pele diretamente.

 

Os rios UVA ativa enzimas que danificam o colágeno da pele e resseca a fibra capilar, pois atingem níveis mais profundos dos fios.

 
·      UVB

A radiação UVB é a responsável por causar queimadura imediata que deixa a sua pele vermelha e ardida depois de algumas horas de praia.

 

Ela é mais forte das 10h às 16h e pode gerar alterações genéticas que podem levar ao desenvolvimento do câncer de pele e afetam as camadas superiores do fio.

 

Para você conseguir se proteger dos raios UVA e UVB é necessário utilizar produtos com FPS.

 

O que é FPS?

 

FPS é uma sigla que significa Fator de Proteção Solar. O FPS representa o tempo e eficácia que o produto protege dos efeitos dos raios solares. Por exemplo, Um FPS 30 significa que você levaria 30 minutos para receber a radiação que receberia se estivesse sem protetor por 1 minuto. Ou seja, se sua pele é muito clara e demora cerca de cinco minutos para ficar vermelha, um protetor solar com FPS 30 vai fazer com que esse processo demore 30 vezes mais, que seria aproximadamente 150 minutos.

 

No caso dos cabelos o FPS vai diminuir a ação nociva desses do sol, da mesma forma que ele faz na pele. Pois os produtos que têm proteção UV, vão criar uma película protetora no fio. Fazendo assim uma blindagem e selando as cutículas.

 

Alguns produtos que possuem proteção UV podem aumentar ainda mais o efeito hidratante, além de proteger da ação do sol.


Por que é importante usar produtos com proteção UV nos cabelos? - DOHA Professional 

Como utilizar o Protetor UV para cabelos?

 

Há vários tipos de produtos específicos para utilizar que possui FPS, porém o mais comum é o finalizador, mais conhecido como leave-in com proteção UV. Assim, além de proteger já auxilia no pentear e mantem os cabelos hidratados e nutridos.

 

-Você pode utilizar o finalizador após lavar o cabelo para finalizar e aproveitar o dia tranquilamente.

 

-Na praia e piscina, você reaplicar o produto quantas vezes achar necessário.

 

-Aplique todos os dias, pois mesmo que você fique em ambientes protegidos dos raios solares, a luz elétrica também emite radiação.

 

Quais os danos causados pelos raios UVA e UVB nos cabelos?

 

Sem o cuidado necessário com o uso abundante de protetores UV, os cabelos podem ficar:

 

- Desidratados.

- Ressecados.

- Porosos.

- Opacos / Sem Brilho.

- Altera a cor natural.

- Desbota a coloração.

- Perca de nutrientes.

- Quebradiços.

 

Com o uso diário do protetor UV, você vai proteger seus cabelos e mantê-los hidratados por mais tempo. Dessa forma, você vai aproveitar muito mais seu tempo livre na praia e na piscina.

 

Gostou desse post? Então compartilhe com suas amigas e continue acompanhando para mais dicas e novidades.

Autor

DO•HA - Blog

Camila Couto

Jornalista com experiência em redação online e rádio. Redatora da DO•HA Professional.

Outros posts feitos por Camila Couto
Posts Relacionados
DO•HA

Fique por dentro das nossas novidades!