DO•HA
DO•HA

Trends for business

DICAS E TENDÊNCIAS PARA A SUA BELEZA

DO•HA - Blog

VENDAS

DO•HA - Blog

Por Camila Couto
27.11.2020

DO•HA - Blog

Por Camila Couto
27.11.2020

6 dicas para você fidelizar clientes

Fidelizar clientes pode ser uma das metas mais difíceis de uma empresa alcançar. Por isso, separamos 6 dicas práticas para você fidelizar seus clientes para sempre.

DO•HA - Blog

Fidelizar clientes pode parecer algo difícil, porém é essencial para o sucesso do seu negócio. Esse é o objetivo de muitos empreendedores: fidelizar para lucrar, e uma coisa não existe sem a outra e para isso é necessário sempre estar ao lado do seu cliente para entender suas necessidades e desejos.

 

Em uma pesquisa feita pela empresa Opinion Box, dos 1813 entrevistados 76% se consideram fiéis a alguma marca das quais compra, sendo que dentre eles 70% afirmam que ficariam decepcionados se essas marcas deixassem de existir.

 

Algumas ações podem diminuir o abismo que há entre o empreendedor e o consumidor. Fidelizar clientes chega a ser mais importante que conquistar novos clientes, pois um consumidor fiel voltar inúmeras vezes para consumir seu produto e realiza a famosa propaganda “de boca em boca”, assim alcançando novos clientes.

 

Confira algumas dicas para conquistar e fidelizar clientes para sempre!

 

1 - Ofereça uma experiência de consumo exclusiva

 

Mostre para os clientes que eles são especiais e seu produto ou serviço foi pensado para eles. Demonstrar que você está preocupado com o que o cliente está achando sobre o seu produto é muito importante e o que eles estão precisando em cada momento.

 

2 - Tenha um atendimento ao cliente de qualidade e efetivo

 

Um bom atendimento é essencial para o consumidor começar e continuar comprando seus produtos e serviços. Na pré-venda é importante para entender a necessidade das pessoas e indicar o que ela realmente precisa, deixar as portas abertas para caso alguma dúvida ou problema ao longo do processo de compra e o pós-venda é o momento para solicitar feedback. Com isso, você consegue dar uma excelente atenção para o consumidor e melhorar seu serviço com o depoimento deles.

 

3 – Utilize Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM)

 

Programas de CRM (Customer Relationship Management) são ferramentas para conhecer melhor o público. Com ele é possível criar um banco de dados com informações sobre os clientes, como contatos e histórico de compra. Assim, você consegue indicar o produto e serviço perfeito para o seu cliente sanando as necessidades dele. Assim, o consumidor ficará satisfeito e terá mais chances de se fidelizar.

 

4 – Mantenha a transparência e flexibilidade durante a negociação

 

Sempre seja claro e verdadeiro com seus clientes. Não precisa contar seus segredos de vendas, mas seja transparente sobre o produto ou serviço que está sendo consumido, as formas de pagamento, os valores de cada produto, e toda a logística ao redor dele.

 

5 – Promova menos burocracias

 

Os processos de compra e venda realizados de uma forma burocrática fazem o cliente perder o interesse e até mesmo desistir do produto. Isso atrapalha as negociações tanto B2C, quanto B2C. Por isso, opte por meios mais simplificados de compras.

 

6 - Mantenha um contato de qualidade e frequente

 

O pós-venda é muito importante para a cliente se identificar com a empresa, por isso mantenha contato por e-mail, SMS e WhatsApp. Envie conteúdos, brindes, e mensagens sazonais, como de felicitações de aniversário, natal e ano novo.

 

Todas as etapas da venda são essenciais para a fidelização do cliente, criando um vínculo mais forte e a satisfação do consumidor. O que você achou das dicas? Comente e compartilhe sua experiência com a gente!

Autor

DO•HA - Blog

Camila Couto

Jornalista com experiência em redação online e rádio. Redatora da DO•HA Professional.

Outros posts feitos por Camila Couto
Posts Relacionados
DO•HA

Fique por dentro das nossas novidades!